quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Assertividade

A quarta carta tem na parte superior a palavra assertividade.

A ideia que a acompanha é "defende as tuas crenças e diz sim, apenas se realmente quiseres".

A assertividade nem sempre é fácil de praticar.

É frequente devido às questões sociais ou à importância que atribuimos ao que os outros pensam, sentirmos dificuldade em ser assertivos.

Quantas vezes em coisas pequenas sem importância ou em coisas muito importantes não conseguimos ser assertivos?

Em coisas tão simples como ir a um restaurante, ver a lista estar com vontade de comer determinado prato que até daria para dividir e alguém lança uma sugestão que os outros aceitam e quando lhe perguntam se quer responde "pode ser" aquela resposta pouco assertiva que não é o sim claro mas que não dizendo a palavra não, dá a entender que não era bem o que lhe apetecia.

A primeira coisa que talvez fosse importante fazer quando olhamos para esta carta, é pensar em que situações nos deixamos levar pela maioria e silenciamos a nossa vontade.

Outra linha de pensamento é pensar como me sinto sempre que acabo por ir pelo que os outros querem.

Se ser pouco assertivo pode ajudar a que tudo esteja pacífico, corremos talvez o risco de um dia virmos a ser assertivos de forma errada por estarmos cansados de ceder e de sentirmos que ninguém sequer valoriza o nosso espirito apaziguador.

Se assim o desejar, experimente identificar em que situações lhe é mais difícil ser assertivo.

Depois procure ser assertivo, defender aquilo em que acredita e dizer que sim apenas se realmente quiser. Comece por coisas de menos importância. Dê-se a oportunidade de dizer não se é isso que sente que deve dizer. Verá que nada de mal lhe acontecerá por isso e aos poucos irá conseguir ser mais assertivo.

Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário