O 12o arcano maior, é também conhecido pelo nome de dependurado, nomenclatura que eu costumo utilizar.
A carta apresenta-nos alguém pendurado numa forca, mas preso por um pé. Os braços estão atrás das costas dando a sensação de que poderão ou não estar amarrados.
Apesar do nome da carta, a imagem não transmite qualquer tensão e atrevo-me a dizer que observando bem, até pode transmitir alguma descontracção.
Quando observo esta carta a primeira coisa que me ocorre é que a perspectiva da visão é que tudo está de pernas para o ar.
Por esse motivo, sinto sempre esta carta como o alerta de que a forma como se está a encarar a situação não é a mais correcta.
Estando apenas um pé preso, talvez não seja impossível a libertação do estado de dependurado. Assim se tome a decisão de encontrar a forma de o fazer.
Por tudo o que já disse sobre esta carta, penso que numa leitura em que ela surja, alerta-nos para o nosso ponto de vista actual convidando-nos a encarar a situação por outro prisma.
Se outras pessoas estão envolvidas na questão, pode a carta aconselhar-nos a tentar compreender o ponto de vista do outro indpendentemente de estar certo ou errado.
É simplesmente diferente.
Eu só vou entender a perspectiva vista pela figura na carta, se também eu me puser de pernas para o ar. Só depois posso chegar à conclusão se para mim esse ponto de vista faz ou não sentido.
Até à próxima!
Sem comentários:
Enviar um comentário