sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Carta 15 o urso, 10 de paus

"Bem estar e alegria é a mensagem quando o urso está à vista. Mas também diz para prestar muita atenção à maldade, inveja e despeito".

O urso ou dez de paus do baralho comum é outra carta que pode desencadear algum debate sobre a sua natureza.

Há quem diga que esta carta representa uma figura controladora e repressiva com ascendente sobre a pessoa que coloca a questão. Alguém que pode ser o seu empregador, um dos seus pais ou até um conjuge mais possessivo.

Há uma outra visão que nos fala de protecção, alguém que quer tanto o nosso bem que nos quer proteger a qualquer custo a ponto de mal conseguirmos respirar.

Havendo aqui aquele que exerce o poder por ser superior a nós hierarquicamente (empregador ou os pais) e aquele que tem uma forma muito própria de demonstrar o quanto nos ama (pais, conjuge)

Uma imagem que não me esqueci quando comecei a usar este baralho que me foi dada em conversas sobre ela foi a expressão "abraço de urso"

O que se por um lado pode parecer uma imagem fofinha aquele abraço bom, consistente por parte de alguém que nos acolhe de tal forma que desaparecemos no meio daquele imenso abraço.

Outra imagem menos fofa é a daqueles programas de televisão sobre vida selvagem em que vemos o urso colocar-se sobre as patas traseiras erguer-se abraçando com as patas dianteiras como forma de imobilizar e atacar um outro urso que cruze o seu caminho.

E para "confundir" ainda mais a carta surge com um texto onde além de nos falar de bem-estar e alegria alerta-nos para a maldade inveja e despeito.

Então como interpretar?

Quem coloca as questões sabe porque é que as coloca e sabe qual o contexto que levou à questão.

Se questionar porque ando mais tensa no meu local de trabalho? O urso pode indicar que o seu chefe ou o seu coordenador de equipa podem estar a contribuir para essa tensão acrescida.

Se questionar porque é que o amigo/a X ou o neu filho ou o meu irmão mais novo anda tão estranho comigo?

O urso pode dar-lhe a indicação de que está a ser demasiado protectora a ponto de o outro se sentir sufocado e essa atitude estranha é a forma de tentar colocá-la no seu lugar.

Porque razão a minha equipa de trabalho tem sido tão pouco pontual? O urso pode indicar que talvez porque enquanto superior hierárquico não está a conseguir unir e motivar a equipa.

Se a atitude de urso for equilibrada, penso que traz o bem estar e alegria.

Se está numa posição de coordenação, exerça sem abusar do poder.

Se é uma pessoa que por natureza se preocupa e tem instinto protector, faça-o mas sem ser sufocante, dando espaço às pessoas para usar a sua livre vontade para recorrer a si quando precisam.

Volto a dar exenplo de parentalidade. Um filho sabe que os pais se preocupam e protegem.

Uma criança quando se sente insegura ou com medo ou não consegue resolver uma situação chama os pais.

Se as pessoas sabem que gostamos, nos preocupamos e protegemos os nossos, isso é suficiente para que elas nos solicitem por gestos ou palavras a nossa ajuda.

Acho que no caso do urso acima de tudo é esta a mensagem a reter.

Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário