sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Carta 13 " A Morte"

Este arcano por vezes pode assustar um pouco aqueles que iniciam a aprendizagem do tarot.

Num cenário  global, vemos a figura da morte com uma armadura negra, montada num cavalo, passando por cima de pessoas caídas no chão um membro da igreja em atitude de pedido de clemência e envergando uma bandeira negra com uma flor e o número 13.

Embora acredite que perante uma situação grave, esta carta possa indicar uma situação de morte, ou que numa questão sobre saúde possa indicar um problema ósseo pois o esqueleto com a armadura é a figura central.

Mas se observarmos bem, o cavalo representa movimento, quem o monta não vai ficar ali, entre as muralhas vemos o sol, no canto superior direito.

Mais do que o sentido literal do nome deste arcano, julgo que a ideia aqui é a de mudar, mudar de sítio mudar de atitude.

Esta carta representa aquele momento em que tomamos consciência que não estamos bem assim e que precisamos mudar.

Ao chegarmos a essa conclusão organizamos as coisas de forma a fazer as alterações necessárias para que a nossa existência volte a ser iluminada.

E daí partimos para a mudança, deixando para trás o que não fazia sentido para ir ao encontro de algo novo, que faça sentido, começando novamente.

Esta carta pode surgir relativamente a uma questão profissional ou emocional, fazendo-nos concretizar o desgaste em que nos encontramos e que nos aconselha a mudar o padrão de forma ponderada e planeada.

Acima de tudo este arcano reflecte aquilo que já está tão desgastado, que é uma espécie de "morte"

Acima de tudo penso que seja importante reter que a mudança do desgaste para algo positivo é não só programada como parte da própria pessoa o desejo e a concretização da mudança.

Esta carta não tem nada de impulsivo nem está relacionado com o agir por instinto de sobrevivência.

É mais uma vez um arcano ligado a escolhas e decisões.

É o "eu não quero mais", "para mim não serve" e por isso "decidi mudar", começar de novo.

Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário